Marketing de Conteúdo

O Que é Estratégia De Marketing De Conteúdo E Como Aplicar Corretamente?

Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo

O conteúdo relevante deve ser o centro do marketing online. Descubra o que é marketing de conteúdo e saiba porque você deve aplicá-lo em sua empresa.

 

Praticamente, todas as estratégias de marketing digitais utilizadas atualmente trabalham com marketing de conteúdo.

 

Os consumidores atuais são muito diferentes daqueles de 10 anos atrás.

 

As pessoas não aceitam mais serem tratadas como meras peças de um jogo que só são solicitadas para comprar.

 

O consumidor atual exige ser acompanhado em toda sua jornada de compra.

 

Ele busca incansavelmente por informações nas redes sócias sobre produtos, serviços, empresas e sobre o que outras pessoas pensam.

 

É justamente aí que entram os conteúdos úteis, eles fazem parte de todas as estratégias de marketing online porque os objetivos das empresas hoje em dia não se limitam a vender.

 

Os negócios investem em conteúdos de qualidade para atrair pessoas, convertê-las em leads e transformar esses leads em clientes compradores totalmente fidelizados.

 

As vendas são uma consequência desse conjunto de ações e investimentos.

 

Quando alguém percebe que uma empresa se preocupa com ela e oferece conteúdo de qualidade para ajuda-la a resolver seus problemas, é muito pouco provável que procure um concorrente.

 

Se você pretende investir em marketing online para alavancar seus negócios, precisa aprender a trabalhar com marketing de conteúdo.

 

 

O Que é e Para Que Serve o Marketing de Conteúdo?

O Que é Estratégia de Marketing de Conteúdo?
O Que é Estratégia de Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma abordagem focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, consistente e relevante com o intuito de atrair e manter uma audiência segmentada.

 

Em última análise, o objetivo dessa estratégia é impulsionar a ação lucrativa dos clientes.

 

O ato de envolver sua audiência com as dores reais, ou seja, problemas na quais estão passando neste exato momento.

 

Na verdade, quando você entrega uma primeira vitória ao seu público por meio de seus conteúdos online, automaticamente se cria uma relação mais forte entre sua audiência e a sua empresa.

 

Mas atenção…

 

Todo conteúdo que você produzirá afim de promover a sua oferta, precisa ser pensado no produto e serviço a qual deseja vender.

 

Em outras palavras, você deve planejar bem a sua sequência de conteúdo, afim de promover e gerar vendas de determinada oferta de sua empresa.

 

De acordo com uma pesquisa do Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo já vem sendo utilizado por grandes organizações como a Microsoft e a P&G.

 

No entanto, o mesmo também tem se mostrado decisivo para as pequenas empresas.

 

Por que?

 

Pois, é extremamente eficaz para promover crescimento de suas vendas com maior lucro.

 

Eu não conseguiria terminar este artigo se fosse enumerar a maioria dos benefícios em trabalhar com conteúdo útil, mas é fundamental falar sobre os quatro principais:

 

  • Aumento das vendas com lucro
  • Redução de custos
  • Clientes(leads) qualificados e preparados para a compra
  • Fidelização de clientes(vendas recorrentes)

 

O conteúdo é o presente e o futuro do marketing.

 

Empresas que enviam conteúdos sem valor real (Não ajuda sua audiência a resolver um problema específico) e que só visam vender não conseguirão se manter fortes no mercado.

 

Uma frase para você refletir: “CLIENTE INFORMADO É UM CLIENTE COMPRADOR

 

Então ajuste suas estratégias de vendas com o Marketing de Conteúdo e passe a gerar mais vendas pela internet.

 

Se Você Quer Aumentar As Vendas E Obter Mais Lucro Para Sua Empresa. O Marketing Conteúdo é Indispensável…

 

Não importa o tipo de estratégia que você escolha usar, o marketing de conteúdo deve ser parte desse processo.

 

Não o trate como algo à parte, o mesmo deve ser a essência de todas as formas de marketing. Confira:

 

  • SEO: Os motores de busca como o Google premiam empresas que publicam conteúdo com qualidade e consistência.
  • Marketing nas Redes Sociais: A estratégia de marketing de conteúdo vem para nutrir as mídias sociais.
  • Marketing De Conteúdo: o conteúdo é chave para garantir o tráfego orgânico e conquistar leads qualificados.
  • E-mail Marketing: Campanhas de E-mail Marketing sem conteúdo útil não é visualizado.

 

 

Será Que Realmente Vale a Pena Fazer Marketing de Conteúdo Para Sua Empresa?

Estratégia De Marketing de Conteúdo
Estratégia De Marketing de Conteúdo

 

O marketing de conteúdo é atualmente uma estratégia bastante popular.

 

Isso explica por que, por exemplo, quase 90% das empresas B2B o utilizam em suas estratégias.

 

O conteúdo de qualidade(entregar uma primeira vitória para sua audiência) é o melhor caminho para que o seu negócio não passe o tempo inteiro compartilhando apenas as ofertas de seus serviços e produtos nas redes sociais.

 

Se você ainda tem dúvida sobre a eficácia do marketing de conteúdo e não sabe se realmente vale a pena aplicá-lo em sua empresa, veja alguns dos seus benefícios.

 

 

Leia também: Marketing Digital: O Que é e Como Aplicar em Pequenas e Médias Empresas

 

 

5 Motivos Para Aplicar Marketing de Conteúdo Agora Na Sua Estratégia de Vendas Pela Internet

 

#1 – Melhora das Taxas de Conversão

 

Ao conseguir que os visitantes passem mais tempo em sua página, sua taxa de conversão, provavelmente aumentará.

 

Claro, você também precisa ter alguns ímãs digitais para capturar os contatos e fazer novas ofertas para essas pessoas.

 

Conteúdo que agrega valor cria confiança e obviamente isso aumenta a possibilidade de conversões.  

 

Não esqueça que o conteúdo é uma extensão de sua oferta e que tem uma comunicação menos agressiva em vendas, porém, precisa ser pensando estrategicamente para gerar lucro para sua empresa.

 

Você está investindo tempo, dinheiro, ferramentas e etc…

 

Se não seu conteúdo não tiver o objetivo de gerar vendas, será apenas mais um artigo, vídeo, e-book e postcast que só contém informação.

 

O que você quer?

 

Apenas educar sem vender nada ou VENDER TODOS OS DIAS COM LUCRO POR MEIO DO MARKETING DE CONTEÚDO?

 

Os resultados obtidos por meio do marketing de conteúdo são vistos em médio e longo prazo, mas promovem alto grau de lucratividade.

 

O aumento de confiança faz com que as pessoas acreditem que o seu produto/serviço realmente pode resolver seu problema.

 

#2 – Melhor Classificação no Google

 

O marketing de conteúdo não é o único fator no ranking dos motores de busca.

 

Mas, claro… Quanto mais material você fornecer, mais chances você terá de ser encontrado.

 

Esse tipo de estratégia também apresenta um aspecto positivo em seus esforços de SEO.

 

A utilização correta de palavra-chave e de backlinks ajuda bastante no ranking.

 

Quando alguém pesquisa no Google por um produto/serviço, a tendência é comprar da empresa que aparece primeiro.

 

 

#03 – Mais Tráfego

 

O tráfego pode vir dos motores de busca, das mídias sociais ou de inúmeras outras fontes.

 

Embora os resultados aqui geralmente não apareçam de imediato, quando distribuídos e compartilhados através de links patrocinados o tráfego pode aumentar rapidamente.

 

Quanto mais visitantes você tiver em seu site, página de vendas e blog, maior a possibilidade de concretizar negócios.

 

#04 – Melhor Visibilidade da Marca

 

Existe uma maneira infalível de gerar maior consciência em relação à marca: Oferecer conteúdos de valor aos leitores.

 

A partir do momento que as pessoas percebem que o seu material é mais relevante, passam a compartilhá-lo e indicá-lo.

 

Desse modo, a visibilidade da sua empresa aumenta de forma sólida e constante.

 

Em tempos de marketing digital, vende mais quem é visto primeiro, portanto o aumento de vendas depende diretamente da visibilidade.

 

Mas, claro… Para sua empresa ter uma excelente taxa de conversão. Você precisa ficar a tendo em relação a sua carta de vendas.

 

Se a sua oferta não transmitir uma comunicação simples, abordando os benefícios, os problemas que será solucionados.

 

As suas vendas serão impactadas negativamente.

 

 

Aqui tem um artigo que falo mais sobre esse assunto: Marketing Digital:Exemplos De Estratégias Para Gerar Mais Vendas

 

#05 – Melhora o Relacionamento Com os Clientes

 

Trabalhar com nutrição de clientes e clientes em potencial facilita a oportunidade da empresa manter contato com os mesmos.

 

O fato de falar com os consumidores não apenas para oferecer produtos/serviços, mas entregar uma primeira vitória antes de apresentar sua oferta, ajuda a desenvolver uma relação de confiança.

 

Os consumidores modernos só realizam suas compras após colherem informações que os levem a acreditar que a empresa é confiável.

 

Não resta a menor dúvida de que os negócios que desejam aumentar seus faturamentos com lucro e o crescimento de sua marca no mercado de atuação. 

 

Realmente, devem aplicar marketing de conteúdo.

 

Além de todas as vantagens que apresentei neste post você também deve utilizar essas estratégias porque esse é o melhor custo-benefício em se tratando de marketing.

 

 

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Gleidson Vieira

Consultor Especialista em Vendas Pela Internet| Co-fundador da Pluweb Consultoria De Vendas Online

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Tel.: 21 3158-1301 (Whatsapp) | Skype: pluweb
E-mail: gleidson@pluweb.com.br

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Especialista Em Vendas Pela Internet